Política de Uso de Internet, Sistemas e Equipamentos de TI
1. A empresa possui softwares e sistemas implantados que podem monitorar e gravar todos os usos de internet através da rede e das estações de trabalho da empresa.
2. A empresa se reserva o direito de inspecionar qualquer arquivo armazenado na rede, estejam no disco local da estação ou nas áreas privadas da rede, visando assegurar o rígido cumprimento desta política.
3. Material sexualmente explícito não pode ser exposto, armazenado, distribuído, editado ou gravado através do uso dos recursos computacionais da rede corporativa.
4. O uso de qualquer recurso da empresa para atividades ilegais é motivo para demissão por justa causa e a empresa cooperará ativamente com as autoridades nesses casos.
5. É proibida a instalação de qualquer software, sem a autorização via chamado da área de TI.
6. Nenhum empregado pode utilizar os recursos da empresa para fazer o download ou distribuição de softwares ou dados piratas.
7. Nenhum empregado pode utilizar os recursos da empresa para deliberadamente propagar qualquer tipo de vírus, worms, cavalos de tróia, ou programas de controle de outros computadores (Back Oriffice, Netbus, etc.).
8. Somente os empregados que estão devidamente autorizados a falar em nome da empresa para os meios de comunicação podem escrever em nome da empresa em sites de bate-papo (chat rooms) ou grupos de discussão (fóruns, newsgroups).
9. Os empregados que divulgarem informações confidenciais da empresa ou em grupos de discussão, bate-papo, redes sociais, softwares de mensagens instantâneas ou e-mails, não importando se a divulgação foi deliberada ou inadvertida, poderão sofrer as penalidades previstas nas políticas e procedimentos internos e/ou na forma da lei.
10. Sendo do interesse da empresa que os seus gerentes estejam bem informados, o uso de sites de notícias ou de serviços de notícias é aceitável, desde que o seu uso não comprometa o uso de banda da rede, nem perturbe o bom andamento dos trabalhos.
11. Os empregados solicitar a qualquer momento a liberação de sites desde que sejam para a atividade de trabalho.
12. É proibido o armazenamento e distribuição de vídeos, apresentações, imagens e áudio de conteúdos que não tenham relação com o trabalho.
13. O download de programas de entretenimento ou jogos não pode ser efetuado através da ligação internet da empresa. Da mesma forma, o uso de jogos contra oponentes na internet é proibido.
14. Empregados com acesso à internet não podem efetuar upload de qualquer software licenciado à empresa ou de dados de propriedade da empresa ou de seus clientes, sem expressa autorização do gerente responsável pelo software ou pelos dados.
15. Cada empregado é responsável pelos equipamentos de TI (computadores, impressoras, celulares, rádios, etc.), devendo informar a área responsável via chamado qualquer problema encontrado com os mesmos. O uso desses equipamentos fica vetado ao horário comercial, sendo de segunda a sexta-feira das 07h30 às 18h30.
16. A empresa instalou uma série de softwares e hardwares para proteger a rede interna e garantir a integridade dos dados e programas. Qualquer tentativa de alteração dos parâmetros da rede e segurança, por qualquer empregado, sem ser devidamente credenciado e autorizado para tal, ocasionará medidas internas cabíveis.