Pagando muitas taxas em banco?
Veja opções para cortar ou zerar esse gasto.
Começo de ano é sempre uma boa época para revisar o orçamento e cortar despesas desnecessárias. Que tal começar pelas tarifas que você paga no banco e muitas vezes nem percebe? Em alguns casos, é possível gastar menos, sem precisar trocar de banco. Mas, dependendo dos serviços que você usa com mais frequência, pode valer a pena mudar de instituição e optar por uma conta corrente digital com tarifa zero. Veja mais abaixo algumas sugestões.
Pacote essencial gratuito em qualquer banco.
Todos os bancos são obrigados a oferecer o pacote essencial gratuito e também quatro pacotes de serviços básicos. Os serviços inclusos em cada pacote são determinados pelo Banco Central.
Não importa se você é um cliente comum, especial, premium, máster ou qualquer outra designação. Você tem direito a escolher qualquer um desses pacotes, inclusive o essencial, que é sempre gratuito.
Levantamento do UOL Economia mostra que, atualmente, o pacote essencial é a única opção com tarifa zero para quem possui conta corrente nos bancos Bradesco, Caixa, Itaú e Santander.
No pacote essencial, estão incluídos os seguintes serviços por mês: quatro saques, duas transferências entre contas do mesmo banco, dois extratos impressos e fornecimento de até 10 folhas de cheques.
Nos demais pacotes básicos do Banco Central, cada banco tem liberdade para cobrar o valor que bem entender. No entanto, os valores geralmente são mais baixos do que os demais pacotes de tarifas oferecidos pelas instituições, como mostra um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Os preços variam de R$ 12,10 mensais no caso do Pacote I na Caixa a R$ 39,00 para o Pacote IV no Itaú.
“É um direito do consumidor exigir a troca de pacote”, explica Ione Amorim, economista do Idec. Ela recomenda que o consumidor preste atenção no extrato anual de tarifas para saber exatamente quanto está gastando.O extrato de 2017 deve ser fornecido gratuitamente pelos bancos até o próximo dia 28 de fevereiro.
Conta-salário tem tarifa zero, mas só faz saques e transferências.
Outra forma de não pagar tarifas à toa é solicitar uma conta-salário. Esse formato é interessante para quem recebe salário em um banco, mas está acostumado ou prefere manter conta em outra instituição.
Você pode sacar o dinheiro no caixa ou terminal eletrônico, ou ainda transferir todo o salário de uma vez para outro banco, por meio de TED ou DOC.
Porém, esse formato de conta tem limitações bem claras. A conta-salário serve exclusivamente para receber os valores pagos pelo empregador. Ela não pode ser usada para realizar depósitos, pagar contas, nem para emitir cheques. Também não pode ser conjunta com outra pessoa.
Além disso, os bancos limitam a quantidade de saques a quatro ou cinco por mês sem cobrança de tarifa. No caso do TED ou DOC, só é possível fazer uma operação gratuita por mês.